Dia dos namorados chegando e você resolveu que não vai enfrentar a loucura dos restaurantes e quer preparar algo diferente pro seu amor mas não tem a menor idéia de por onde começar? Seus problemas acabaram! (Parece até comercial da Organização Tabajara.. hahaha). Que tal uma receitinha afrodisíaca? Mas você sabe de onde vem a expressão afrodisíaca? Pois foi só dar uma checada no Google que descobri essa matéria no site Gastronomia Brasil:
” A palavra “afrodisíaco” é utilizada desde o século 1 a.C. e deriva do nome Afrodite, deusa do amor na mitologia grega. Diz a lenda que a deusa nasceu da espuma do mar, depois de Cronos ter castrado seu pai e lançado os genitais na água. Daí a crença de que todos os alimentos que vêm do mar são afrodisíacos.
Também não faltam relações entre as comidas e as festas nupciais, como é o caso do arroz, usado pelos convidados para atirar nos recém-casados. Por que o arroz? No ritual dos casamentos em toda a Europa e América era freqüente esse costume, já que o arroz sempre foi tido como um símbolo de fertilidade – o arroz, o trigo, o milho.
Há quem classifique os alimentos afrodisíacos em: químicos (como o chocolate); àqueles que derivam de lendas, como a pimenta; além dos fálicos, como o pepino, a banana, a ameixa e o pêssego. Para os chineses, as duas últimas frutas são símbolos das partes íntimas femininas).
Então comece a acrescentar às suas receitas o açafrão, coentro e manjericão ao arroz. Prepare um molho com ervas e champanhe para acompanhar o bife. De sobremesa, sirva banana assada com canela, com muita canela, e, para beber, um suco de manga, maracujá, ou pêssego. “
*****
Bom, essa receita aí de baixo, foi testada e aprovada… eu fiz ano passado pro namô… o comentário dele foi “superb”. Segundo ele, foi o melhor prato de todos os tempos e quem me mandou a receita foi minha amiga Naty.
Então vamos a receita.. 😉
Penne Oriental
Receita do restaurante Spot, retirada do livro “Gastronomia Mágica para o Amor – Receitas e Rituais”, de Mônica Ferraz Nogueira
Ingredientes
2 colheres sopa de óleo de milho
100 g de peito de frango em tiras
½ xícara de shiitake em tiras
1 colher de chá de gengibre em tirinhas finas
¼ xícara de pimentão vermelho sem pele em tirinhas
¼ xícara de cenoura em tirinhas
¼ xícara de aipo em tirinhas
5 ervilhas tortas cortadas em tiras longitudinais
¼ xícara de suco de laranja
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de maisena
2 xícaras de penne pré-cozido
1 punhado de cebolinha picada
1 punhado de gergelim torrado
1 punhado de amêndoas laminadas torradas
Modo de fazer
Unte uma wok (ou uma frigideira grande) com o óleo de milho. Leve ao fogo e deixe esquentar bem. Acrescente o frango e, logo depois, o shiitake. Deixe dourar. Adicione o gengibre e espere até dourar mais um pouco. Ponha o pimentão, a cenoura, o aipo e as ervilhas tortas. Mexa até ficarem ligeiramente macios. Em um potinho à parte, misture o suco de laranja, o suco de limão, o molho de soja e a maisena para fazer o molho oriental. Junte 1/3 de xícara desse molho ao frango e aos vegetais e mexa. Acrescente o penne previamente cozido e deixe esquentar, mexendo sempre para não grudar no fundo da frigideira. Passe para um prato pré-aquecido e salpique com cebolinha, gergelim e amêndoas.
****
Essa não é muito o seu estilo? Dá uma checada no Panelinha, que preparou um cardápio especial pro dia dos namorados com receitas também afrodisíacas.
E tem essas aqui no site Gastronomia Brasil
Se funcionam mesmo, há controvérsias, mas que é divertido e gostoso, isso é!
Me contem, vocês acreditam que a comida tem mesmo esses “poderes”?
Leave a Reply